Alimente os peixinhos clicando sobre a água, eles agradecem!

Planejamentos


TRABALHO DO CURSO: APRENDENDO COM AS TICS

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES

E. M. PROFª EDA MOREIRA DAFLON

Profª do Laboratório: Marta Gomes da Costa Porto

Tema: As tecnologias e seus avanços

Ano de escolaridade: 4º e 5º ano

Mídias e/ou softwares utilizados: Google, Google Docs, You tube, e-mail, editor de texto e Blog;
Tipo de utilização do software/objetivos:

( x ) sensibilização ( x ) ilustração ( ) simulação
( x ) conteúdo curricular ( x ) produção de trabalhos
( ) avaliação ( x ) pesquisa ( ) outros

Conteúdo curricular: Atividades Integradas

Desenvolvimento:

1ª aula: O professor explicará as atividades que serão realizadas durante o mês, em que as mesmas acontecerão em etapas.
Os alunos utilizarão o You Tube para assistirem um vídeo, sobre a evolução das diversas tecnologias. A seguir, eles pesquisarão sobre as mesmas e a sua utilização, desde
os primeiros computadores até os tablets, seguindo um roteiro pré-estabelecido pelo professor.

2ª aula : Nesta aula, os alunos selecionarão as imagens e os itens mais importantes, pesquisados anteriormente, que serão salvos em editor de texto. O professor dará suporte, para que os alunos selecionem os conteúdos de forma coerente.

3ª aula: O professor orientará os alunos a criarem um e-mail e a utilizá-lo, para dar continuidade aos trabalhos relacionados anteriormente.

4ª aula: Nesta etapa, os alunos de posse das pesquisas feitas e das imagens salvas em arquivo, montarão num organograma uma linha do tempo, mostrando a evolução das novas tecnologias até a atualidade. Eles colarão as imagens e escreverão de forma resumida a respeito de cada item, registrando as datas correspondentes aos mesmos.
Finalizando os alunos salvarão a atividade no editor de texto.


5ª aula: Nesta etapa final, o professor orientará os alunos a utilizarem o Google Docs, onde os mesmos postarão a linha do tempo criada, possibilitando o compartilhamento e visualização dos trabalhos realizados pela turma.


6ª aula: O professor fará um debate sobre a atividade desenvolvida, e os alunos terão a oportunidade de falarem sobre as dificuldades e alegrias encontradas durante as etapas do trabalho. E para finalizar, o professor postará no Blog da Escola, os trabalhos feitos pela turma.